Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto João do Pulo – Equoterapia

  • Publicado: Quarta, 13 de Outubro de 2021, 13h38
  • Última atualização em Quarta, 13 de Outubro de 2021, 13h38

Nos dia 05 e 07 de outubro de 2021 , aconteceram nas dependências do Centro Hípico “José de Abreu” do 6º Regimento de Cavalaria Blindado as primeiras atividades do Projeto João do Pulo e do Centro de Equoterapia de Alegrete (CEAL).

O CEAL é uma entidade filantrópica fundada no ano 2000 por profissionais, pais e militares com o intuito de oferecer um serviço de reabilitação e reeducação para a comunidade alegretense com deficiência, as práticas auxiliam no tratamento psicomotor dos praticantes, melhorando o tônus muscular, equilíbrio postural e socialização.

O Projeto João do Pulo, uma vertente do Programa Forças no Esporte, foi criado em 2015, com vistas a promover a reintegração social dos militares que adquiriram deficiência física em consequência de acidentes ou enfermidades. A partir de 2019, objetivando o fortalecimento da integração social, o programa passou a acolher pessoas com deficiência, de ambos os sexos, a partir dos 10 (dez) anos de idade, e não somente militares conforme estabelecido na sua concepção original. A denominação "JOÃO DO PULO” é uma homenagem ao extraordinário desportista militar João Carlos de Oliveira, medalhista olímpico, que teve sua perna direita amputada em decorrência de um grave acidente automobilístico. A  implementação do Projeto João do Pulo, por meio do acordo de cooperação entre o 6º RCB, CEAL, APAE e Prefeitura Municipal de Alegrete-RS ( Secretaria Municipal de Educação e Saúde) pretende aumentar o número de pessoas atendidas pela Equoterapia, com prioridade para as crianças e adolescentes que possuem algum tipo de necessidade especial e encontram-se em situação de vulnerabilidade social.

Em todas as atividades foram tomadas as medidas de prevenção e combate à pandemia da COVID 19.

]

registrado em:
Fim do conteúdo da página