Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Adjunto de Comando

  • Escrito por Super User

 Adjunto de Comando do 6º Regimento de Cavalaria Blindado

ST Cav Luciano VOMERO de Melo

               O Subtenente de Cavalaria Luciano Vomero de Melo incorporou às fileiras do Exército como soldado no ano de 1994, no 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Itaqui/RS. Sendo aprovado em concurso público, cursou em 1998 a Escola de Sargentos das Armas, em Três Corações/MG, sendo promovido à graduação de 3º Sargento. Ascendeu à graduação atual em 1º de dezembro de 2020.

               O Subtenente Vomero é natural da cidade de Itaqui/RS e nasceu em 29 de junho de 1975, filho de Flávio Marques de Melo e Marli Vomero de Melo.

               Possui os seguintes cursos e estágios: Aperfeiçoamento na Arma de Cavalaria (EASA/2009), Estágio de Adaptação à Selva (HMAM/2018), Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais (EsIE/2021) e o Curso de Adjunto de Comando (EASA/2022).

               Principais cargos desempenhados ao longo da carreira: Comandante do Grupo de Exploradores (8º RCMec), Auxiliar de Inteligência (6º RCB) e Auxiliar de Pessoal (HMAM).

               Possui as seguintes condecorações: Medalha de Serviço Amazônico Passador de Bronze, Medalha Militar de Prata com passador de Prata, Medalha Corpo de Tropa com passador de Ouro.

 

 

O Cargo de Adjunto de Comando

               O Exército Brasileiro criou o cargo de Adjunto de Comando (Adj Cmdo), que se insere no escopo do objetivo estratégico de fortalecer a dimensão humana e de seguir a diretriz do Comandante do Exército no que tange à valorização das praças. A implantação do cargo na Instituição se deu pela Portaria nº 142, do Estado-Maior do Exército, de 10 de maio de 2016 (EB20-D-01.035).

               A concepção do cargo baseia-se em aproveitar o ponto de vista e a experiência do graduado no aperfeiçoamento contínuo dos processos relacionados à gestão e à operacionalidade das organizações militares (OM). Essa atuação é pautada sempre pelas normas e regulamentos e, principalmente, balizada pelos preceitos da hierarquia e da disciplina, pilares fundamentais da nossa Força.

               O Adj Cmdo é integrante do Estado-Maior Especial e assessora diretamente o Comandante de uma Organização Militar.

               Dentre as atribuições do Adj Cmdo está a de ser divulgador da ética e dos valores militares; de ser fortalecedor dos padrões do comportamento militar; de ser o facilitador da comunicação entre o Comando e as praças; de ser divulgador da missão e da visão da Unidade e dos conceitos do Comando; e de também assessorar o Comando em assuntos disciplinares, de instrução, do bem-estar, incluindo o da família militar, bem como em outros que envolvam as praças da unidade.

               A atuação do Adj Cmdo visa aumentar a coesão, o espírito de corpo e a motivação da tropa, bem como reforçar a ética e os valores militares sobretudo entre as praças mais jovens. Para isso, após criterioso processo seletivo é nomeado para o exercício do cargo de Adjunto de Comando o subtenente ou o primeiro-sargento que apresente destacada liderança, reconhecida competência profissional e ilibada conduta pessoal. De forma adjacente, o cargo foi concebido também com a finalidade de valorizar a carreira do graduado.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página