Viaturas Blindadas
Viaturas Atuais
Krauss Maffei Leopard 1A5 no Brasil
O Exército Brasileiro viu como necessidade a substituição dos carros de combate Leopard 1A1 que representavam a principal força blindada brasileira, por serem da decada de 70 apresentavam alta defasagem tecnológica. A escolha pendeu em 2006 para a aquisição de um lote de 250 Leopard 1A5 usados que haviam sido recentemente desativados do exército da Alemanha, que empregavam o mesmo conjunto mecânico da versão em uso pelo exército, facilitando assim sua operação e manutenção. Atualmente, o Regimento José de Abreu está em período de experimentação com os Leopard 1A5, sendo o primeiro Regimento de Cavalaria Blindado a operar os mesmos.
Krauss Maffei Leopard 1A1 (SABCA)
O projeto Leopard iniciou em novembro de 1956, na Alemanha Ocidental e no ano de 1974 começou a sua fabricação. Após as tratativas iniciais junto ao governo da Bélgica, foi formada uma Comissão de Aquisição do Exército Brasileiro que trataria em dezembro de 1994 de identificar e avaliar in loco inicialmente 61 veículos em melhor estado de conservação. Ao todo foram adquiridas 128 viaturas da Bélgica.
MOTOPEÇAS M-113B & FMC M-113 APC
O M-113 entrou em Operação em meados dos anos 60, sendo fabricado nos Estados Unidos da América. Foi um dos blindados mais testados em ambientes de Guerra como por exemplo, Vietnã, Irã-Iraque, Kosovo e outras. Atualmente estima-se que grande parte da frota mundial ainda esteja em operação e programas de modernização em curso pelo mundo permitiram seu emprego ainda no século XXI.
Viaturas Já Utilizadas
M41C (M41 Walker Bulldog)
Foram recebidos em agosto de 1960, 50 primeiros carros de combate M41 foram distribuídos ao 1º e 2º Regimento de Reconhecimento Mecanizado baseados nas cidades de Porto e Alegre e Santo Ângelo no Rio Grande do Sul onde passaram a substituir os antigos M3 M3A1 Stuart. Na década de 80 os M41 foram repotencializados pela empresa Bernardini Indústria e Comércio S.A.
CCL X1 Pioneiro e X1A1/A2 Carcará
Fabricado no Brasil no ano de 1973.Os X1 foram bastantes utilizados, pois com sua manutenção simples não apresentavam problemas técnicos de difícil solução.
Engesa EE-11 Urutu
O EE-11 Urutu é um blindado de transporte de pessoal que é originário da década de 70. A produção do EE-11 Urutu começou em 1974. Inicialmente foi produzido para as forças armadas brasileiras, logo o EE-11 Urutu foi exportado para países estrangerios como a Bolívia, Chile, Colômbia, Chipre, Equador, Gabão, Iraque, Líbia, Marrocos, Uruguai e Venezuela. Cerca de 1.500 veículos deste tipo foram construídos. Por um período experimental o 6ºRCB utilizou o Urutu, que foram substituídas pelos M-113B.
M4 Sherman
Atentos as possíveis ameaças futuras, o comando do Exército Americano iniciou um programa de estudos visando o desenvolvimento de blindados que pudessem rivalizar com os novos carros de combate alemães, criando na década de 40 os M4 Sherman. Com o advento do recebimento dos carros de combate médios M-41 Walker Buldog a partir de meados da década de 1960, o Exército Brasileiro iniciou o processo de desativação dos M4 ainda operacionais, sendo os últimos retirados do serviço ativo somente em 1978.
M3A1 Scout Car
Criado nos Estados Unidos em 1942, foi utilizado na 2ª Guerra Mundial. As tropas brasileiras empregaram na região de Gaza, no Oriente Médio, quando estavam na missão de força de paz da ONU.O M3 e M3A-1 Scout Car esteve em produção continua entre os anos de 1941 e 1944, tendo atingido a cifra de 20.856 unidades construídas.