Projeto João do Pulo – Equoterapia
No dia 08 de novembro de 2019 foi realizada a 1ª Reunião de Coordenação para o funcionamento do Projeto João do Pulo, do Ministério da Defesa, no âmbito do 6º Regimento de Cavalaria Blindado, contemplando a atividade assistencial de equoterapia.
Participaram da reunião com o Comando do Regimento a Doutora Márcia Dornelles, Secretária Municipal de Educação, e a Senhora Iara Caferatti, Secretária de Promoção e Desenvolvimento Social.
À exemplo dos excelentes resultados ora obtidos em função da parceria entre o Regimento José de Abreu e a Prefeitura Municipal de Alegrete no escopo do Programa Forças no Esporte (PROFESP), foram iniciados os entendimentos para a normatização da atividade de equoterapia nas instalações da Organização Militar.
No corrente ano, objetivando a ampliação do alcance social e a organização da atividade equoterápica, o Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa descentralizou ao 6º RCB os recursos necessários à implantação do Projeto João do Pulo.
O Ministério da Defesa, por intermédio do Departamento de Desporto Militar, instituiu o Projeto João do Pulo, uma vertente do Programa Forças no Esporte, em 2015, com vistas a promover a reintegração social dos militares que adquiriram deficiência física em consequência de acidentes ou enfermidades. A partir de 2019, objetivando o fortalecimento da integração social, o programa passou a acolher pessoas com deficiência, de ambos os sexos, a partir dos 10 (dez) anos de idade, e não somente militares conforme estabelecido na sua concepção original. A denominação “JOAO DO PULO” é uma homenagem ao extraordinário desportista militar João Carlos de Oliveira, medalhista olímpico, que teve sua perna direita amputada em decorrência de um grave acidente automobilístico.