Readequação da Seção de Instrução de Blindados
A formação dos recursos humanos para operar um carro de combate atualmente requer a manutenção permanente da capacitação dos seus tripulantes, ou seja, dos membros de sua guarnição.
Considerando a sofisticação dos sistemas embarcados e o expressivo custo de operação de um carro de combate, boa parte dos exércitos ao redor do mundo que operam este meio valem-se de recursos de simulação para instruir e adestrar suas guarnições. Nesse sentido, cabe destacar que os recursos de simulação disponíveis possibilitam a capacitação dos recursos humanos em alto nível por um custo adequado ao orçamento disponível.
Alinhado com essa realidade e no escopo do recebimento do Carro de Combate Leopard 1A5, o 6º RCB, Regimento José de Abreu, readequa sua Seção de Instrução de Blindados disponibilizando outros recursos de simulação. Nesse contexto destacam-se o Simulador Portátil do Motorista (SPM) e o Treinador Sintético Portátil (TSP) de guarnição.
Esses recursos possibilitam a execução de exercícios em cenários virtuais nos quais os membros de uma guarnição podem praticar diversas ações e aprimorar suas capacidades. Sempre orientados e controlados pelos instrutores nas sessões de simulação, as guarnições de carros de combate do 6º RCB são paulatinamente certificadas em suas capacidades individuais (N I) e coletivas (N II e III).
Dessa forma, de maneira gradual, segura e consistente, os cavalarianos do 6º RCB garantem a introdução no Regimento do novo carro de combate em seu material de emprego militar: o Leopard 1A5.
Aço! Boina Preta! Brasil!