Exp 1A5 - Módulo IV - Semana de Instrução 40 – O Combinado CC-Fuzileiro no adestramento em Op Ofensivas
Encerrando as atividades práticas da Experimentação, na SI 40 o 2° Pelotão CC integrou uma Força Tarefa valor Subunidade junto 4° Esqd Fuz Bld. Na atividade foram conjugadas as frações mais elementares de um Regimento de Cavalaria Blindado, caracterizando o adestramento no contexto do combinado Carro de Combate-Fuzileiro e oportunizando a cooperação mutua entre os dois tipos de pelotão.
A semana iniciou com instruções de nivelamento. O foco foi a revisão das formações de combate, das mudanças de frente e formação, bem como das técnicas de progressão aproveitando o terreno. Em adição, buscou-se estabelecer uma clara definição das missões dos Carros de Combate e dos Fuzileiros Blindados dentro do combinado CC-Fuz.
Após preparação e aprestamento das frações, o Cmt FT SU Bld reuniu os Cmt Pel para a emissão de suas ordens. Na sequência, a FT deslocou-se para o local do exercício, no Campo de Instrução do 6º RCB.
A FT desencadeou um ataque coordenado a uma posição inimiga. A fim de proporcionar uma maior realidade ao exercício, a posição inimiga foi preparada com base em um pelotão reforçado por uma seção anticarro (dotada de canhão sem-recuo). Após o ataque, muita atenção foi dispensada às técnicas, táticas, e procedimentos de consolidação e reorganização.
Durante o adestramento, pôde-se notar a importância do emprego do combinado, uma vez que a complementariedade das capacidades das frações reunidas materializa a sinergia inerente ao binômio carro de combate-fuzileiro.