Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Operação Fronteira Sul – 4ª Fase

  • Publicado: Segunda, 12 de Novembro de 2018, 11h55
  • Última atualização em Quarta, 13 de Fevereiro de 2019, 10h22

Entre os dias 5 e 9 de novembro, o 6º RCB foi empregado na Operação Fronteira Sul – 4ª Fase. A Operação que é desencadeada em diversas fases ao longo do ano faz parte do Plano de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) e representa um esforço de diversas instituições federais e estaduais para prevenir e reprimir a consecução de crimes transfronteiriços e crimes ambientais.

No âmbito do município de Alegrete, as ações do Exército Brasileiro, no escopo das atribuições subsidiárias definidas no Art 16 da LC 97/99, foram desencadeadas em coordenação com a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Brigada Militar do Rio Grande Sul, esta por meio do 2º/2º RPMon, GRV Alegrete da Polícia Rodoviária Estadual e Grupo de Polícia Ambiental.

Cabe destacar que, além do desdobramento de tropa nos principais corredores oriundos da fronteira, o 6º RCB intensificou a Fiscalização de Produtos Controlados, importante vetor de segurança pública, nos municípios de Alegrete, Manoel Viana e São Francisco de Assis. Esta ação objetivou inspecionar o comércio de armas e munições e a utilização de explosivos nas atividades de extração mineral.

É muito importante destacar que as ações realizadas denotaram o crescente entrosamento e integração das instituições envolvidas. Longe de se materializar a sobreposição de ações, as coordenações estabelecidas objetivaram evidenciar a complementariedade das capacidades da Força Terrestre e das Polícias. Essa perspectiva assegurou a obtenção da sinergia planejada e colaborou para o expressivo esforço de vigilância dos mais de 15.000 Km de fronteiras terrestres do Brasil.

registrado em:
Fim do conteúdo da página