Exp 1A5 - Módulo IV - Semana de Instrução 37 – Adestramento com uso de simuladores
Durante a Semana de Instrução, o 2° Pel CC retornou à guarnição de Santa Maria, para adestrar-se com os recursos de simulação do CIBld GWP. Nesse contexto, militares do 4°RCC foram encarregados de avaliar e certificar o pelotão (Nível 3).
No curso das atividades, os militares foram submetidos a operar em diversos cenários táticos, inseridos em Forças Tarefas. As jornadas foram constituídas em recebimento da missão, preparação e planejamento, emissão da ordens e elaboração de matriz de sincronização. Em seguida, as guarnições foram dirigidas ao TSB (Treinador de Simulação de Blindados) onde executaram a manobra planejada, aplicando as coordenações necessárias e utilizando as suas NGA e TAI. Ao longo do adestramento no TSB, foram também emitidas O Frag (Ordens Fragmentárias), oportunidades que testaram a capacidade de, rapidamente, realizar reajustes e reorientar o emprego da fração.
Ao término da atividade de adestramento, o pelotão pôde praticar e aprimorar os conteúdos táticos desenvolvidos nas semanas anteriores, com foco no emprego da fração constituída. Nesse contexto, é muito importante salientar que a simulação contribui decisivamente para a consecução mais efetiva, eficaz e eficiente dos objetivos fixados para o adestramento, tudo isso com dispêndio de poucos recursos e sob um baixo nível de risco.