Exp 1A5 - Módulo IV - Semana de Instrução 36 – Operações Ofensivas
No prosseguimento das atividades da experimentação doutrinária Leopard 1A5 no RCB, nessa semana, o objetivo dos adestramentos foi o rol das operações ofensivas.
Contemplando diversas formas de manobra atinentes às Operações ofensivas, com foco no Ataque Coordenado, o pelotão foi adestrado integrando uma FT SU Bld.
As atividades foram iniciadas com o pelotão voltando-se para instruções teóricas na sala de instrução, identificando as fases de um ataque, descrevendo as situações e as tarefas a serem realizadas pelo Pel CC nesse tipo de operação. Uma vez nivelado o conhecimento tático, o pelotão passou ao seu aprestamento.
Aprestado, com os conceitos revisados e a sequência das ações devidamente brifada, o pelotão deslocou-se até o Campo de Instrução para a prática controlada. Cabe destaque à maneabilidade do pelotão operando em duas situações, tanto na base de fogos (Ataque pelo fogo), como compondo o escalão de ataque, explorando ao máximo suas características de ação de choque, mobilidade e potência de fogo.
Durante o exercício, os comandantes de carro tiveram a oportunidade de praticar os técnicas, táticas e procedimentos como tiro em movimento, dispersão entre viaturas no deslocamento, medidas de coordenação e controle de movimento entre as seções, além de padronizar as ações da fração na consolidação e reorganização pós conquista dos objetivos.