Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

ENTREGA DE PREMIAÇÃO DO CAMPEÃO DO CONCURSO LITERÁRIO - 30 ANOS DO TRANSLADO DOS RESTOS MORTAIS DO MARECHAL OSÓRIO

  • Escrito por rp

    Durante o dia 05 de outubro, ocorreu na cidade de Tramandaí, no Parque Histórico Marechal Osório, a cerimônia alusiva aos 30 anos do Translado dos Restos Mortais do Patrono da Arma de Cavalaria. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como Comandantes de OM, dentre eles o Comandante do 6º RCB, Ten Cel Carlos Artur Cestari Corrêa da Cunha, Comandantes de Brigada, Comandantes de Divisão, bem como com a presença do Gen Ex Hertz Pires do Nascimento - Comandante Militar do Sul.

    Esta solenidade teve por finalidade ressaltar a importância do Translado dos Restos Mortais do Marechal Manuel Luís Osório, conforme seu desejo realizado em vida. Até o ano de 1993, seu corpo estava na cripta construída sob sua estátua equestre, fundida com o bronze de canhões tomados na Campanha da Tríplice aliança, na Praça XV de Novembro, no Rio de Janeiro. Finalmente, em 1º de dezembro daquele ano, deu-se início ao solene translado dos seus restos mortais, passando pelos Municípios de Pelotas, Rio Grande e Porto Alegre. Em 11 de dezembro, seu corpo foi depositado no jazigo nas proximidades da casa onde nasceu, já no interior do parque histórico ali criado.

    Durante a cerimônia, ocorreu o descerramento da placa alusiva a esta data, bem como, foi hasteada pela primeira vez, a flâmula do Marquês do Herval, devendo permanecer assim pela eternidade. Durante a formatura foi realizada a premiação do Concurso Literário referente à comemoração desta importante data, na qual o 2º Ten Luccas Ramos Bonassa, do 6º Regimento de Cavalaria Blindado - Regimento José de Abreu, sagrou-se campeão, trazendo este importante título à esta Tradicional Unidade de Cavalaria, logrando êxito dentre as OMs do Comando Militar do Sul.

registrado em:
Fim do conteúdo da página